segunda-feira, abril 25, 2005

O espírito de Buda...

A vida é composta por momentos, é só uma questão de saber aproveitá-los bem! ; )

------------------------------------------------------------------

O dia resplandecia de sol e luz, quando caminhava por aquele caminho estreito que conduzia ao alto rochedo...

Uma brisa suave soprava e as copas das árvores balançavam como se estivessem a dançar.
O grito das aves de rapina anunciava a caça, e segui rumo ao meu objectivo... chegar ao topo do rochedo!

Não foi fácil...após habilidosa tarefa de escalada, finalmente cheguei!

A paisagem era magnífica! Ao longe avistava-se o mar e as povoações em redor... todos em sossego, pois a harmonia daquele ponto de vista era bem evidente!
Sentei-me, cruzei as pernas, fechei os meus olhos.... e com aquele perfume fresco do alto da montanha meditei, tentando encontrar respostas celestes.

Não conseguia concentrar-me, mas ao fechar os meus olhos conseguia ouvir coisas que vendo nunca prestaria atenção...

...consegui então aperceber-me que para estarmos bem na vida necessitamos de um equilíbrio, pois só ele nos trará a harmonia, e ele está sempre entre nós!

Lição de vida:
Muitas das vezes as respostas estão na nossa frente... mas simplesmente temos que cerrar os olhos ao que nos rodeia e pensarmos por nós próprios.


Muras

segunda-feira, abril 04, 2005

O melhor que há em nós...nós próprios!

Into a soul absolutely free
From thoughts and emotion,
Even the tiger finds no room
To insert its fierce claws.

( A Taoist Priest, Bruce Lee, The Tao of Jeet Kune Do )

A libertação da mente...
A expansão para novos horizontes...
Só isso me fará mais forte que os outros, porque eu reconheço as minhas próprias fraquezas e treino com preserverança as minhas qualidades...

Eu posso perfeitamente estar capaz para um combate e ao mesmo tempo não o querer...

Porque as minhas qualidades me indicam que não será necessário mostrar a minha força, e apenas passar despercebido entre o comum dos mortais.

O destaque, e ser o centro das atenções porque consigo fazer certas proezas não é a melhor opção... devemos apenas mostrar que somos iguais aos outros e tomar uma atitude humilde na vida, e tal como o tigre... apenas mostrar as nossas garras quando extremamente necessário e numa atitude defensiva pois não obteremos nenhum motivo de orgulho em mostrar que somos capazes de magoar alguém...

O respeito pelos outros, e por todos os seres é fundamental...

Qual é a piada de matar os animais sem sequer os conhecer primeiro?
Eu não digo que armem confusão como um amigo meu, só porque um rapaz (conhecido como Freud) matou uma barata propositadamente...

Às vezes dou por mim a observar os animais e o seu modo de vida...
A serpente sempre alerta que mantém a guarda quando a querem atacar.. esticando-se orgulhosamente, o tigre que assume as posições de guarda baixa em busca da sua presa e que crava as suas garras no momento certo... a Garça pela sua graciosidade e o Louva-a-deus pelo seu equilíbrio...

Todos eles sabem o que podem fazer, e quais serão as suas fraquezas e assumem uma posição discreta. Apenas atacando por defesa ou por necessidade de comida.

O homem foi quem quebrou essa lei, não eles.
Por isso, há que voltar aos tempos em que respeitávamos esta lei animal e descobrir o nosso potencial... do que somos capazes... não para mostrar que somos fortes, mas sim para sabermos que somos capazes de habilidades extraordinárias que anteriormente não conheciamos.

E nisto, estamos em vantagem... porque com o corpo forte e uma mente forte, caminhamos para uma vida em estabilidade e equilíbrio!

Texto baseado na filosofia do Kung-Fu To´a (Time Operation Animal - Tempo de despertar o Animal que outrora havia em nós)

Como dizia o meu mestre... O Kung-Fu To´a é uma forma de se estar na vida... para tudo!

Muras